:: E se fosse você?

Blog para falar sobre tudo, sobretudo, cultivando o bom humor!

segunda-feira, novembro 20

:: Narizinho e nossas relações com odores

Eu tenho um cheiro de infância. Todo mundo devia ter um. O meu eu não sei exatamente de onde vem. Sei que é de planta, mas não conheço o nome científico. Deviam vender esses cheiros em vidrinhos. Eu ia querer comprar litros de essência do meu.

Se você já teve a experiência de sentir seu cheiro de infância deve saber que é um aroma arrebatador. O cheiro nos leva a um fechar de olhos automático. E assim, de olhos fechados e pulmões abertos, fazemos uma inacreditável viagem a preciosos lugares de nosso passado.

O meu encontrei há anos atrás. Ele está em uma ruazinha calma e cheia de árvores que dá para uma das entradas do Pacífico Vieira, colégio onde estudei a 1a e a 2a série.

Uma vez descoberto, o cheiro de infância passa a te pegar de surpresa e é rápido quando decide se manifestar. Temos que estar sempre atentos. Já tive oportunidade de reencontrar o meu em lugares completamente inusitados. Ontem, por acaso, ele me arrebatou em pleno centro comercial de Brasília. Era noite e ele estava lá para me surpreender.

As horas para que o cheiro de infância apareça também podem variar. Não importa se é manhã, tarde ou noite. O que importa é estar pronto para recebê-lo. Seu cheiro pode ser de planta, como o meu, pode ser de bolo, de terra, de vento, pode ser de bola ou balão, mas você precisa ter um.

Monteiro Lobato sabia das coisas. Aposto que ele batizou a Narizinho de propósito com esse nome. É uma personagem criada para eternizar a importância visceral de se ter um cheiro de infância.

E se você ainda não tem o seu, sugiro procurar.

3 Comments:

At 6:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Gabi,
simplesmente AMEI...
Por incrivel q pareca senti o meu cheiro de infancia ao ler o texto.
Obrigado!
Cris

 
At 9:15 PM, Blogger graziipa said...

Ai, que tudo!!! Qual é o seu cheiro de infância? Eu quero saber. Fiquei hiper curiosa aqui! Está nos arredores do Pacífico Vieira também? kkkkkkkkkkkkk

 
At 8:29 AM, Anonymous Anônimo said...

Cheiro de chuva (logo que começa a chover) em chão quente. E é nos arredores do pacifico vieira sim: no condomínio.

 

Postar um comentário

<< Home